HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

As acções de limpeza e desinfecção combinam diferentes métodos com um objectivo final comum, garantir a máxima higiene das instalações. Dada a multiplicidade de espaços e de equipamentos existentes nas diversas instalações da área alimentar importa ter sempre em consideração os planos de limpeza e higiene (plano de higienização) definidos para aquele espaço de forma a assegurar a cobertura de todas as partes das instalações e de todos os equipamentos e utensílios relevantes. A higienização deve garantir a eliminação de sujidades visíveis ou não visíveis e a destruição de microrganismos patogénicos e de deterioração até níveis que não coloquem em causa a saúde dos consumidores e a qualidade do produto.

Conselho: Use Produtos Certificado e Fale Tecnico Profissional

use shampo profissionais, porque protege-lo?

A pintura de um veiculo é revestida por uma fina camada de tinta incolor chamada verniz, essa camada de tinta tem por característica a proteção da pintura do carro, dando a ela durabilidade e a possibilidade de um brilho muito superior às tintas a base de PU de antigamente.  Veja como hoje as pinturas duram mais tempo e possuem uma nitidez superior, é raro ver um carro com tinta à base de verniz com oxidação (opaco) ou com pontos de ferrugem.

                                
                                
Figura 1: Oxidação de pintura
               
                                       
                                       Figura 2: Ferugem  

Pois bem, esse novo processo de pintura criado nos anos 80 e mais difundido a partir dos anos 90 apesar de estar ali para proteger a pintura, não é como um escudo do “capitão América” que possui características indestrutíveis até contra raio lazeres.  Trata-se de uma camada de tinta também delicada, pense nela como o próprio Capitão América, ele sabe se defender, luta bem, mas sem o seu escudo protetor, fica exposto a mercê de tiros, facadas e etc.

O verniz protege a pintura, porem não é absoluto em sua função e necessita de um escudo, escudo esse que leva o nome de cera Protetora por exemplo. Ela irá garantir que a pintura de seu veiculo tenha um brilho superior a qualquer pintura de fábrica, e fique protegida de raios UV, poluição, pó de freio, chuva ácida, seivas de árvores, dejetos de pássaros e etc.    
 
                          

  Pois bem, esse procedimento irá proteger seu veiculo contra os agentes citados acima, porem não irá garantir um carro com aspecto de novo ao decorrer dos anos, isso será trabalho seu. É isso mesmo, a cera fará o trabalho dela e você devera fazer o seu.

  Depois de aplicada uma cera protetora sobre a pintura do carro, chega a hora de zelar para que não sejam criados riscos sobre a pintura. Essa é uma tarefa que depende inteiramente de você, nenhuma cera é a prova de riscos, ou seja, como cuidar para que isso não ocorra?

Simples, cuidado ao lavar seu automóvel!!!

  A pintura de cada automóvel tem suas particularidades, ou seja, existem vários tipos de fabricantes de tintas e vernizes mundo a fora, assim como também há diferentes tipos de aplicação para o mesmo, isso dá a cada tipo ou marca de carro uma característica diferente na resistência do verniz.

Deixe-me explicar melhor, o verniz pode ser de fabricante A, X, Y e por ai vai, cada um deles tem uma característica diferente, por exemplo, os vernizes usados pela Mercedes possuem em sua formula compostos de cerâmica, o que garante ao verniz uma rigidez maior contra agressões sofridas em sua superfície. Bom, isso em carros de luxo, agora imagine em carros nacionais... Pois é, para isso devemos ter em mente que podemos pegar dois carros pretos limpos, passar o dedo de leve em um deles e não riscar, e o segundo carro deixarmos leves arranhões.

O que isso significa?

Que devemos tomar alguns cuidados com a pintura para que não fique como na ilustração abaixo.

                                          

 Quando um carro chega a um estado como o da figura acima, o que resta é um polimento para corrigir a pintura. Para o carro ter um brilho uniforme e sem marcas é necessário que o verniz seja nivelado, ou seja, um processo abrasivo com compostos polidores e boinas de corte agressivo irão retirar uma camada do verniz deixando-o uniforme novamente, eliminando assim Swirls, contaminações e riscos de médio porte. 

 A parte ruim disso é que por desgastar o verniz, o carro não pode passar por muitos processos de polimento durante sua vida útil.

 Para evitar isso, basta seguirmos algumas poucas dicas:  

Não Passar a mão sobre a pintura ou encostar no veiculo: 

Esse é um erro muito comum, muitos passam a mão sobre a pintura suja, ou até mesmo escrevem com o dedo sobre a sujeira. O atrito criado entre a sujeira e o dedo causará pequenos arranhões que serão visíveis sob a luz direta. O mesmo vale para encostar na lataria do carro, o tecido da calça em atrito com a lataria também provocará arranhões na pintura.

- Não Lavar o carro em Posto de gasolina e lava-rápidos sem procedência: 

Esses tipos de locais costumam ter uma mão de obra pouco qualificada para o serviço colocando em risco a pintura de seu carro, possuem equipamentos e produtos muitas vezes de baixa qualidade. Geralmente o Shampoo usado na lavagem contém grande quantidade de abrasivos para facilitar a limpeza, o que compromete a durabilidade da cera protetora.  O mesmo vale para lavagens a seco convencionais que usem panos de algodão para efetuar a limpeza, prefira sempre os de microfibra.

Uma bucha suja, usada em todas as partes do veiculo contem sempre partículas de areia que ao serem esfregadas ao carro causará pequenos arranhões, assim como um pano agressivo usado na secagem. Isso causará riscos médios e milhares de micro riscos pequenos chamados “Swirls” que se assemelham a uma teia de aranha.


Figura 3: Risco de Pequeno porte (reto) na parte superior e Swirls (redodndos)



Figura 4: Pintura em perfeito estado de conservação, e toalha apropriada para secagem.
 
Dica: caso opte por lavar o carro fora, leve sua própria bucha de lavagem e seu próprio pano de secagem e entregue ao funcionário. Peça para que use a bucha deles para lavar a parte inferior do carro e a sua para lavar a parte superior, e ao fim lhes entregue sua toalha para secagem evitando que se formem riscos médios e Swirls sobre a pintura.  Nesse caso, aplique a cera protetora com um intervalo menor de tempo. Caso opte por lavar o carro sem se esquentar, procure um lugar apropriado, uma dica é a loja Premium Detail, que teve seus funcionários treinados por nós para oferecer uma lavagem Rinsed Wash sem riscos à pintura, mas atenção, você deve pedi-la quando efetuar o serviço, pois é mais trabalhosa e só é feita em carros com boas condições de pintura.

Sempre seque o veiculo: 

Um erro muito comum ao lavar o carro é deixar que a água evapore, esse procedimento deve ser evitado pois ao evaporar a água deixa minerais sobre a pintura (principalmente água tratada) que em contato com o calor do sol irá manchar a pintura.


                                                                        
                                                                        Figura 5: minerais deixados por água


- Caso Opte por lavar você mesmo, aprenda como fazer nos tutoriais corretos: 

Esses tutoriais nos links abaixo foram criados por nós para que você faça o serviço da maneira correta, economizando tempo, produto e se divertindo, além de ter um carro com acabamento perfeito.

Lavagem a seco convencional 
Lavagem Rinsed wash  em breve

Lavagem convencional com 2 baldes    Em Breve 

Lavagem com cera liquida     Em breve



Lembre-se, “o carro reflete o comprometimento de seu dono”.

Então mantenha sempre seu carro com uma boa cera para protege-lo e lave-o da maneira adequada. 

Outros itens básicos também devem receber cuidados, tais como bancos de couro, plásticos internos, rodas, pneus e motor. Todos eles também sofrem com a falta de cuidados e com o uso de produtos de má qualidade ou inadequados. Procure como cuidar de cada item em seu relativo tópico de nosso site e tenha um carro com aspecto de novo sempre.
 

 

Somos peritos em negociações, no desenvolvimento de novas empresas, na administração de entidades e muito mais. A nossa competência e profissionalismo são definitivos para o desenvolvimento sustentável do seu negócio e o sucesso da sua empresa.

Venha às nossas instalações e deixe que os nossos profissionais o aconselhem. Eles estão atentos às novas tendências de mercado, bem como às necessidades dos nossos clientes. Assim, obterá os serviços mais adequados para a sua empresa.

Pode encontrar-nos em Moitalina, Estrada nac. 8 nº 20, Porto de Mós.

 

Planos de Higienização

A definição dos planos de higienização da Egiquímica procura ser uma ferramenta prática e útil ao utilizador. Devem ser colocados em locais acessíveis e considerados como uma referência, informando sobre:

  • Quais as superfícies, equipamentos e utensílios a higienizar; 
     
  • Periodicidade da higienização;
     
  • Produtos e utensílios de higiene a utilizar, indicando dosagem, tempo de aplicação, modo de aplicação e utilização dos mesmos;
     
  • Indicação sobre a forma de executar a tarefa;

 

Contudo, devido à complexidade equipamentos e das áreas/superfícies a higienizar, optou-se por definir vários planos de higienização por sector de actividade identificando as necessidades de limpeza e desinfecção destas.Marque uma Reunião

Marque uma reunião connosco! Nós iremos avaliar a situação e apresentar soluções inovadoras para o seu negócio.

Nossa Equipa

O sucesso da nossa empresa assenta na qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores.

 

Contactos

QUIMIGEL - Comercio Produtos Quimicos Higiene e Cosméticos 2480-104 Porto de Mós
LEIRIA - PORTUGAL
914076247 Fax: 244470742
https://www.facebook.com/quimigel.produtosprofissionais.5/
quimigel@hotmail.com comercial,quimigel@gmail.com